Notícia

Com eleição de Jerônimo Rodrigues, Brasil terá 1º governador indígena

4 novembro, 2022

A vitória de Jerônimo Rodrigues (PT) na disputa ao governo da Bahia, no último domingo (30/10), foi um marco histórico: é a primeira vez que o Estado terá um governador indígena. O fato é também inédito no País: nunca antes um representante dos povos originários havia sido eleito para a chefia de algum Executivo estadual no Brasil.

Segundo o novo governador, a eleição garante representatividade. “Nós somos filhos e filhas da natureza. A nossa vida é de luta, de resistência e superação. É preciso mudar a fotografia do poder. Com muito orgulho, pela primeira vez na história, a Bahia terá um governador indígena”, disse.

Na disputa em segundo turno, Jerônimo obteve quase 4,5 milhões de votos, 52,79% do total, derrotando o adversário ACM Neto (União Brasil), representante do carlismo, grupo que governou a Bahia por 40 anos, até a chegada do PT ao poder, em 2007. O novo governador vai suceder Rui Costa, também do PT.

Jerônimo tem 57 anos e é natural do município de Aiquara, no sul da Bahia. É engenheiro agrônomo, professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e esteve à frente da Secretaria Estadual da Educação, nestes últimos anos do governo Rui.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados