O rei da cidade nigeriana de Ifé, Ooni de Ifé, desembarcou na Bahia para certificar o Quilombo de Quingoma como Território Iorubá, tornando-o o primeiro no país com o título. O Quilombo, que já é reconhecido pela Fundação Zumbi dos Palmares, fica na cidade de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador.
O título é uma iniciativa da The African Pride, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e da Prefeitura de Lauro de Freitas.
Para a secretária da Sepromi, Ângela Guimarães, o certificado merece celebração, pois “reconhece a importância do Quilombo de Quimgoma para manutenção desta cultura africana nas Américas”, disse, após celebração que aconteceu na manhã do último domingo (19).
O Rei Supremo de Ifé, cidade nigeriana considerada berço dos povos iorubá e o primeiro reino africano, segue com agenda nas cidades de São Paulo e Brasília.
Essa visita acontece no mês em que se celebra a lei 14519/23, sancionada pelo Presidente Lula, e que institui 21 de março como o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matriz Africana e Nações do Candomblé.