Notícia

Coletivo Anticapacitista do PCdoB-BA participa da primeira Parada PcD da Bahia

22 janeiro, 2024

No próximo domingo, 21, Salvador sediará a primeira Parada do Orgulho de Pessoas com Deficiência (PcD) da Bahia. O evento, que promete ser marcante, contará com a participação ativa do Coletivo Anticapacitista do Partido Comunista do Brasil na Bahia (PCdoB-BA), reforçando o compromisso do partido com a luta pela inclusão e pelos direitos das pessoas com deficiência. A parada está programada para iniciar às 12h, no Farol da Barra. Parte superior do formulário

O Coletivo Anticapacitista, que já se destaca por sua atuação na promoção da igualdade e no combate à discriminação, está mobilizando seus membros e simpatizantes para marcar presença de forma expressiva durante a Parada PcD. A expectativa é de que a participação do coletivo traga à tona questões fundamentais sobre acessibilidade, igualdade de oportunidades e respeito aos direitos das pessoas com deficiência.

Para o coordenador do Coletivo, Jailson Cadeirante, esse é um momento importante para as Pessoas com Deficiência reafirmarem o compromisso de lutar contra o capacitismo. “O Coletivo Anticapacitista do PCdoB-BA vê o ato como importante espaço de fala e de manifestação cultural inclusiva. A Parada traz a pauta da acessibilidade em uma cidade como Salvador, que tem mais de 300 mil pessoas possuindo algum tipo de deficiência associada à falta de política pública de inclusão, acessibilidade e mobilidade voltada aos PCd’s. Aqui em Salvador lutamos contra práticas de capacitismo patrocinadas pela prefeitura, como a ausência de acessibilidade e política pública de inclusão”.

Jailson também elencou políticas necessárias aos PcD’s. “É de suma importância a Parada do orgulho da pessoa com Deficiência afim de fortalecer a defesa da Lei de Cotas( 8.213/91) tão atacada pelo governo anterior, a retomada do projeto “Viver sem Limites”  do governo Lula que garante qualidade de vida e a inclusão das pessoas com Deficiência em todos os programas do governo”, afirmou.

A secretária do Coletivo Anticapacitista do PCdoB-BA, Marleide Nogueira, ressaltou a importância do evento para sensibilizar a sociedade sobre as demandas específicas das pessoas com deficiência. “Primeira parada do orgulho PCD na Bahia é um marco histórico. Um marco contra o capacitismo estrutural que mata, exclui e nega a existência de várias famílias atípicas. A ocupação PCD no principal ponto turístico de Salvador, ali no farol da Barra com uma estrutura de palco com apresentações de artistas PCDs, sem dúvidas é uma vitória”, contou.

Marleide também destacou a necessidade de políticas públicas que promovam a inclusão em todos os setores da sociedade, desde o acesso à educação até a garantia de empregos dignos. “Passamos por 4 anos pelo obscurantismo envolvendo violações de direitos, ameaças e retrocessos contra a vida, passado esse tormento, agora é o momento de avançar na luta anticapacitista, lutar para aplicação efetiva dos direitos conquistados e construir uma sociedade mais equitativa.  O coletivo anticapitalista do PCdoB estará presente na Parada para fortalecer o movimento, por que o partido tem o compromisso com a construção de um país mais acessível e inclusivo para todos”, concluiu.

A participação ativa do Coletivo Anticapacitista do PCdoB-BA na primeira Parada PcD em Salvador representa um marco na busca por uma sociedade mais justa e inclusiva. A iniciativa, organizada pela Ong Vale PcD e pelo coletivo Quilombo PcD, reforça o papel dos movimentos sociais na promoção da igualdade e no combate a qualquer forma de discriminação.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados