A primeira planta industrial da BYD nas Américas, para produção de carros elétricos, será instalada no município de Camaçari, na Bahia. O anúncio foi oficializado pelo governador Jerônimo Rodrigues, ao lado da vice-presidente global da companhia, Stella Li, nesta terça-feira (4). A montadora traz investimento de cerca de três bilhões para o estado.
A chegada da companhia chinesa foi vista com entusiasmo pelo presidente do PCdoB na Bahia e secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, que parabenizou a estratégia de investimento do Governo do Estado. “Esta fase de retomada da indústria automobilística no estado fortalece a economia e abre portas para geração de nada menos do que cinco mil empregos diretos, além de atrair outras empresas para a região”, comemora.
Durante evento desta terça, foram detalhados o investimento e a implantação de três unidades fabris que irão produzir chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, e processamento de lítio e ferro fosfato. A expectativa é que o Complexo Industrial da BYD – Build Your Dreams inicie a produção no segundo semestre de 2024. A montadora chinesa vai assumir a antiga fábrica da Ford na Bahia, instalada em Camaçari, que anunciou o fim de sua operação em 2021.
A vinda da BYD para o estado é, portanto, vista como uma grande vitória também para os trabalhadores metalúrgicos, que fizeram forte mobilização para a volta das atividades na região metropolitana de Salvador. Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Evandro Florentino, é um momento especial para a categoria.
“A BYD é a maior montadora de veículos elétricos do mundo e traz tecnologia de ponta, reativando o Polo Automotivo e fomentando milhares de empregos, diretos e indiretos, na cidade e na Região Metropolitana de Salvador. Vemos um governo federal e um governo estadual preocupados com seu povo. Temos mão de obra qualificada em Camaçari, oriunda do trabalho em montadora e nas empresas de autopeças. O sindicato estará vigilante e atuante”, destacou.
Também presente no evento, o sindicalista do STIM de Camaçari, e da CTB, Julio Bonfim, a presença da BYD traz ainda outras vantagens, como “condições justas de trabalho, investimentos em capacitação e a criação de um ambiente saudável para os trabalhadores. Acreditamos que essa iniciativa trará benefícios significativos não apenas para nossa cidade, mas também para o meio ambiente e o futuro das próximas gerações”, já que a empresa é reconhecida mundialmente por sua expertise em veículos elétricos e energia limpa, diz.
Durante o evento, o Comitê Estadual do PCdoB foi representado também pelos deputados estaduais Olívia Santana, Bobô e Fabrício Falcão; pela presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza; o presidente da Federação dos Metalúrgicos da Bahia e secretário Sindical do partido, Aurino Pedreira; o vereador Augusto Vasconcelos; e a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães.