Notícia

Cerimônia marca a posse de militantes do PCdoB no Conselho Estadual de Juventude

5 julho, 2023

Em um passo significativo para promover o diálogo entre a sociedade civil, o governo e a juventude da Bahia, os novos membros do Conselho Estadual de Juventude da Bahia (CEJUVE) tomaram posse, nesta terça-feira (4), em cerimônia realizada no auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

O Conselho é formado por 60 pessoas, representantes do poder público e da sociedade, e possui como principal objetivo propor estratégias de acompanhamento e avaliação da política estadual de juventude. Ronald Castro, empossado conselheiro pela secretaria de Relações Institucionais, e ex-presidente do Conselho, destaca o marco histórico da posse realizada pelo governador Jerônimo Rodrigues e a importância do trabalho do CEJUVE ao abordar as principais demandas da juventude baiana.

“A posse feita pelo governador mostra que que ele compreende a importância da juventude dentro do diálogo político. O conselho fomenta, fortalece e monitora as políticas públicas e vai contribuir bastante, junto com outras ferramentas, para fortalecer ainda mais as políticas de juventude do estado. Fico muito feliz em fazer parte dessa nova gestão”, afirma.

Adriele Barbosa, integrante do Parlamento Jovem Brasileiro, empossada nesta terça para representar a Unegro, agradeceu a oportunidade e reafirmou seu compromisso com a juventude negra da Bahia. “Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética!”, disse, citando ainda a deputada estadual Olívia Santana como sua principal referência na luta antirracista.

“O meu agradecimento especial também vai para ela [Olívia], que coloca o combate ao racismo como principal pauta para que haja de fato uma reparação histórica e de forma combativa atua no legislativo e no movimento social contra o genocídio da juventude negra, acompanhando prioritariamente as pautas raciais”, disse. “Estaremos juntos nas construções de políticas públicas para a juventude negra da Bahia, conto com vocês e podem contar comigo”, conclui.

A importância da aproximação da juventude com o Governo também foi citada pelo governador, que afirmou que essa união promove um senso de pertencimento e participação ativa na formulação de políticas públicas.

“A expectativa é de que o Conselho possa gerar um plano estadual de política públicas para a juventude ainda esse mês ou logo no começo do próximo, para que a gente possa traçar as ações em todas as áreas, com apoio das secretarias estaduais, e observar a afinidade com o tema nos demais segmentos da sociedade”, pontuou Jerônimo.

Criado por meio do Decreto 11.261 de 21 de outubro de 2008, o Conselho tem trabalhado de forma colaborativa para abordar as principais demandas de diversos grupos de jovens, buscando elevar a importância das questões relacionadas à juventude na agenda política.

Militância do PCdoB empossada:

REPRESENTANTES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Titulares

Ronald de Jesus Castro – Secretaria de Relações Institucionais
Tatiane dos Anjos – Secretaria de Promoção da Igualdade Racial
Denilson Luís Santos – Santana Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte

Adriele Barbosa dos Santos Silva – UNEGRO

 

Suplentes
Natalia de Oliveira Gonçalves – Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte
Carolina Nunes – SEPROMI (suplente)

REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL
Aline Lima de Sousa – Federação das Associações de Bairros De Salvador – FABS
Caique Miguel Anjos da Silva – Reprotai
Joaquim Gabriel da Silva Santos – Cuca da UEB
Pedro Lucas Soares Ferreira de Araújo Gomes – União dos Estudantes da Bahia
Jessica Lima Oliveira – União Brasileira de Mulheres – UBM
Osny Guimarães dos Santos – Quilombo da Graciosa

Suplentes
Wesley Vinicius Reis Costa – União da Juventude Socialista – UJS
Marisa Alves da Silva – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras Do Brasil – CTB
Lucinaldo Ribeiro dos Santos – União Nacional LGBT – UNALGBT
Luiz Fernando Pataxó – Mupoiba

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados