Uma cerimônia foi realizada, nesta sexta-feira (06/01), em Salvador, para marcar a transmissão do cargo de titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia (Sepromi) à socióloga Ângela Guimarães. O ato, realizado no Teatro Jorge Amado, no bairro da Pituba, que ficou lotado, contou com a presença da então secretária Fabya Reis, que deixa pasta.
Aberta com apresentações artísticas, a atividade também reuniu diversas lideranças políticas e de movimentos sociais, em uma demonstração do prestígio do nome de Ângela Guimarães, indicado pelo PCdoB ao novo governador Jerônimo Rodrigues (PT). Na ocasião, a secretária agradeceu ao Partido pela oportunidade e destacou o protagonismo que é dado às pessoas com o seu perfil nas decisões partidárias.
“Eu quero agradecer ao meu partido pela confiança depositada. Eu chego com 41 anos nessa secretaria. […] E garanto que é contínua a confiança do meu partido. Todos e todas sabemos que não é comum na política institucional a promoção de quadros de mulheres negras e jovens para os cargos de gestão. Esse reconhecimento precisa ser feito”, disse Ângela.
A nova titular da Sepromi ainda garantiu que o foco é dar continuidade ao que já vinha sendo feito e avançar ainda mais na promoção de políticas de igualdade na Bahia. Ela ainda conclamou a contribuição da sociedade para “construir uma gestão de escuta, de participação e de colaboração”.
Além de socióloga, Ângela Guimarães também é professora, dirigente estadual do PCdoB e presidenta nacional da União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro). Antes da Sepromi, ela estava à frente da coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Acompanhe mais registros da cerimônia no nosso instagram clicando aqui.