Notícia

Caso Americanas: CTB e mais 8 centrais vão à Justiça para garantir direitos de 44 mil trabalhadores

27 janeiro, 2023

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e mais oito entidades entraram com uma Ação Civil Pública na 8ª Vara do Trabalho de Brasília, nesta semana, para garantir os direitos dos mais de 44 mil trabalhadores das Lojas Americanas. Recentemente, a rede varejista pediu recuperação judicial, sob alegação de “inconsistências contábeis”, logo após divulgar uma dívida de R$ 41,2 bilhões com 7.720 credores oficiais, entre bancos e fornecedores.

Além da CTB, também integram a ação a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a União Geral dos Trabalhadores (UGT), a Força Sindical (FS), a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), a Confederação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs-CUT) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC).

No processo, as centrais alertam para os riscos de descumprimento dos direitos de trabalhadores e de trabalhadoras. A medida busca garantir que o patrimônio pessoal dos acionistas de referência Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles possa ser executado, independentemente do processamento da recuperação judicial.

A ação também busca garantir que outras reivindicações judiciais já existentes nãos sejam prejudicas com o processo de recuperação judicial ou com eventual falência. Atualmente, há quase 17 mil ações trabalhistas contra empresas do Grupo Americanas, o que representa um valor total de R$ 1,53 bilhão.

 

Com Ascom/CTB

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados