Notícia

Câmara aprova PL de Augusto que institui Dia Municipal do Atleta Paradesporto

27 abril, 2023

A Câmara Municipal de Salvador aprovou, na última quarta-feira (26), o Projeto de Lei 18/22, de autoria do vereador e ouvidor-Geral Augusto Vasconcelos, que estabelece em 22 de setembro o Dia Municipal do Atleta Paradesporto.

“Nesta data, em 1989, foi criado o Comitê Paralímpico Internacional, e o objetivo é dar mais visibilidade à luta pela inclusão através do esporte”, explica Augusto. “Temos batalhado muito ao lado da SUDESB para implantação de políticas públicas de esporte que garantam acessibilidade e apoio ao Paradesporto e nesta quinta faremos uma importante Sessão na Câmara sobre o tema. Participe!”, convida.

A Sessão Especial, marcada para esta quinta-feira (27), será presidida por Augusto Vasconcelos, no plenário da Casa. O evento pretende discutir a importância dos atletas paradesportos e como essa pauta é fundamental para debates relacionados à inclusão social e garantia de direitos para todos. No Brasil, todas modalidades esportivas praticadas por pessoas com deficiência recebem a nomenclatura de paradesporto e/ou paradesportiva, atualmente existem 22 modalidades que são disputadas nos jogos Paralímpicos e as deficiências elegíveis são: visual, física e intelectual.

“Instituir o dia 22 de setembro como Dia Municipal do Atleta Paradesporto é também uma maneira de conscientizar a população soteropolitana a respeito da construção de uma sociedade mais inclusiva, através da valorização e o reconhecimento de atletas com deficiência dentro do esporte”, afirma o vereador.

Foram chamados para compor a mesa representantes da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB); representantes da Prefeitura Municipal de Salvador; mãe de autista e atleta profissional de Jiu-Jítsu, Igor Nogueira, Marleide Nogueira; o Atleta de parajiu-jitsu e Presidente da Associação Baiano de jiu-jitsu Paradesportivo (ABJJP), Adelmare Santana (Junior Santana); o Advogado e Presidente de Federação Baiana de Jiu Jitsu e MMA (FBJJMMA), Evandro Alves; a bancária e diretoria do sindicato dos bancários da Bahia, Sara de Santana; o professor da Aesos e atleta de Basquete, Bruno Pedra; o deputado estadual Bobô Tavares (PCdoB) e o CEO do Projeto Salvador Acessível e conselheiro do COMPED, Jerônimo de Sena.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados