O deputado estadual Bobô Tavares (PCdoB/BA) encaminhou uma indicação ao governador Rui Costa (PT) para a instalação de espaços reservados e adaptados para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) ou que têm problemas de tratamento sensorial em equipamentos esportivos da Bahia. A medida deve contemplar estruturas públicas e privadas e ser estendida também a casas de cultura.
Segundo o deputado, é preciso garantir a inclusão desse público, que tem maior propensão à hipersensibilidade sensorial a estímulos do ambiente. “[Autistas] sofrem com os barulhos e ruídos, provocando uma sobrecarga dos sentidos, causando desconfortos, pânico e até comportamentos agressivos. Parte das crianças com TEA sofre de desordens sensoriais”, justificou.
Pela indicação, estádios e arenas esportivas devem criar um ambiente controlado, mais silencioso e com uma quantidade menor de pessoas, de modo a garantir mais conforto e segurança a autistas e pessoas que têm problemas de tratamento sensorial. A estrutura deve possuir paredes de vidro, ter iluminação controlada, piso tátil, área recreativa, agentes auxiliares e som reduzido.
Bobô acrescentou que a proposta considera a importância de utilizar o esporte, especialmente, como ferramenta de estímulo à atenção e à concentração das crianças com TEA. “Fazer com que elas tenham acesso a isso de forma inclusiva é muito importante, porque muitas delas não têm acesso justamente por essas dificuldades”, finalizou.