O deputado estadual Bobô sugeriu ao governador Jerônimo Rodrigues, através de indicação protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a criação de um programa de atendimento a ex-atletas no Hospital Ortopédico do Estado (HOE). Com a sugestão, Bobô espera atender a demanda específica desses profissionais que enfrentam dificuldades de saúde relacionadas às suas carreiras esportivas.
No documento, o deputado comunista lembra que o hospital, cuja inauguração está prevista para março de 2024, será o maior do Brasil especializado em ortopedia e traumatologia, com capacidade para realizar mais de 15 mil cirurgias por ano e atender cerca de 290 mil pessoas anualmente. O HOE é resultado de um investimento de cerca de R$ 221 milhões em infraestrutura e equipamentos de última geração.
Segundo Bobô, os ex-atletas baianos enfrentam longas filas nos hospitais e clínicas para tratar traumas e doenças decorrentes de suas trajetórias esportivas. “A criação desse programa no HOE, utilizando a estrutura de última geração do hospital, seria uma forma significativa de retribuir o empenho desses desportistas ao longo de suas carreiras”, acredita. Ele lembra que lesões comuns entre ex-atletas, como as relacionadas ao joelho e à coluna, demandam cuidados específicos e, em alguns casos, intervenções mais avançadas, como o uso de próteses.
De acordo com o parlamentar, estabelecer parcerias com entidades esportivas é fundamental para identificar os ex-atletas elegíveis e garantir uma seleção equitativa, alinhada aos objetivos do programa. “A iniciativa busca melhorar a relação do Estado com os municípios e a sociedade, ampliando a prestação de serviços de qualidade e com resultados cada vez mais efetivos e transformadores”, concluiu.