Notícia

Bobô debate fortalecimento de políticas em prol do Paradesporto baiano

26 outubro, 2023

O deputado estadual Bobô liderou o debate ocorrido na manhã de quarta-feira (25) sobre políticas públicas de incentivo à inclusão e permanência das pessoas com deficiência no esporte e ações de fortalecimento do Paradesporto baiano. O encontro aconteceu na Assembleia Legislativa da Bahia, por meio da Comissão Especial de Desporto, Paradesporto e Lazer, presidida pelo parlamentar.

O debate reuniu atletas, representantes de federações e parlamentares, para uma discussão dedicada à necessidade de fomento, fortalecimento de projetos já existentes – a exemplo do FazAtleta – e a criação de políticas públicas de iniciativa esportiva e de desenvolvimento para atletas do paradesporto, performáticos de alto rendimento, que vivem do esporte, representando o estado da Bahia em competições estaduais, nacionais, e até internacionais.

“Esse tipo de audiência só fortalece esse segmento, que eu considero um dos mais importantes aqui na Bahia, até pelo apoio que o Estado tem dado e o reconhecimento. Queremos, inclusive, o aumento dos investimentos para que mais atletas, que tenham algum tipo de deficiência, possam se beneficiar”, frisou Bobô, acrescentando que foi um dia para “ficar na história”.

Presente no encontro, o coordenador de Paradesporto da Sudesb, Adelmare Junior, ouviu o chamado do parlamentar, comentou a estrutura de fomento estadual para o esporte, ressaltou a “importância de ampliar a visibilidade do paratleta e ampliar a criação de projetos de iniciativa esportiva contínuos, específicos para a pessoa com deficiência para a ressignificação da vida”.

Participaram do debate a diretora de paradesporto da Federação Baiana de Jiu-jítsu e MMA, Marleide Nogueira; o bicampeão mundial de parajiu-jitsu, Igor Nogueira; Lívia Teixeira, coordenadora da Associação Baiana de Síndrome de Down e mãe do atleta Álvaro Borges; o presidente da Federação de Jiu-jitsu e MMA, Evandro Nascimento; o professor doutor em Educação Física e coordenador do Programa de Paradesporto em Rede da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Rafael Kons; o diretor administrativo e financeiro da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Marcelo Araújo; o presidente da Unisport, José Sandes; a presidente da Associação de Equoterapia, Maria Cristina; o representante do Núcleo de Apoio à Pessoa com Necessidades Educacionais, Euler Moraes; e o representante do Projeto Sorriso, Fred Matos.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados