Notícia

Bloco “Xô, assédio!” desfila na Mudança do Garcia na próxima segunda-feira (12)

15 fevereiro, 2024

A Mudança do Garcia, neste ano, entra no Circuito Riachão com a estreia do Bloco Xô, assédio!

O bloco é uma iniciativa da União Brasileira de Mulheres na Bahia (UBM/Ba) e das Ongs: Flor de Cacto e Ampara para divulgar a Lei 14786/2023 – Não é Não, aprovada pelo presidente Lula para prevenção ao constrangimento e à violência contra a mulher e proteção à vítima. Além da instituição do selo “Não é Não – Mulheres Seguras” aos estabelecimentos que adotarem protocolos de proteção às mulheres.

Autora da Lei Municipal (47/2019) que definiu multa de até R$ 20 mil ao autor de práticas consideradas abusivas, seja comentários ou comportamentos, Aladilce Souza, ex-vereadora e pré-candidata, estará presente no desfile apoiando as ações.
Segundo ela, o objetivo é garantir que as mulheres não sofram abusos e constrangimentos em qualquer momento, no privado ou em público, a exemplo de em manifestações coletivas como o carnaval. “As mulheres têm o direito de andar livremente nas ruas sem serem importunadas. Não se pode considerar natural o ato ou toque ao corpo feminino sem que consentimento”, enfatizou.

Também é de Aladilce a Lei que nomeou o Circuito Riachão em 2014. Com isso, o município passou a ser o responsável por garantir recursos para manutenção e preservação do circuito.

A ex-vereadora, em 2011, homenageou Riachão, cantor e compositor baiano, referência na música brasileira, com a Medalha Zumbi dos Palmares. “Ele foi um artista maravilhoso que inspirou e ainda inspira muitos artistas. Foi morador por muitos anos do bairro do Garcia e homenageá-lo é uma honra muito grande”, completou.

Serviço:

Bloco Xô Assédio
Concentração: Às 8h de segunda-feira (12/02)
Local: no final de linha do Garcia
Acesso: gratuito

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados