O candidato a governador da Bahia ACM Neto (União Brasil) tem sido criticado por cobrar a presença do adversário, Jerônimo Rodrigues (PT), nos debates na televisão, neste segundo turno das eleições. No primeiro turno, quando aparecia na frente nas pesquisas de intenção de voto, ACM não participou dos debates, indo apenas ao último, quando o cenário já dava sinais de mudança.
As críticas partem, principalmente, das redes sociais, que é onde o carlista tem tentado criar um movimento para pressionar a ida de Jerônimo aos encontros, especialmente ao debate da TV Aratu/SBT, nesta quinta-feira (13/10). No Instagram, por exemplo, inúmeros comentários estão apontando a incoerência de ACM Neto, pelo histórico de ausências nos eventos do primeiro turno.
A cobrança do candidato do União Brasil faz parte da estratégia de tentar aumentar as chances de reverter o resultado do primeiro turno, que o colocou em segundo lugar, muito atrás de Jerônimo, contrariando a maioria dos institutos de pesquisa. O candidato do PT quase levou a disputa já no último dia 5, permanecendo com 49,45% dos votos, contra os 40,80% do adversário.