Notícia

Augusto Vasconcelos defende implementação de medidas protetivas contra alagamentos em Salvador

17 maio, 2024

O vereador de Salvador, Augusto Vasconcelos (PCdoB) solicitou a Prefeitura de Salvador a adotar medidas preventivas contra os frequentes alagamentos causados pelas chuvas, especialmente nos bairros de São Cristóvão e Jardim das Margaridas.

Durante a sessão ordinária realizada na última segunda-feira (13), no Plenário Cosme de Farias – CMS, o assunto foi abordado em tribuna após manifestação do Sr. Edson Alan, representante da Comissão de Alagamentos do Município de Salvador. Alan denunciou os recorrentes alagamentos em Jardim das Margaridas, que prejudicam a mobilidade da comunidade.

De acordo com o representante, o Executivo Municipal está ciente de um laudo técnico que aponta a necessidade de manutenção na rede de drenagem da região.

“Tem condomínios de trezentos, quatrocentos apartamentos ali e mais torres vêm surgindo. Então o problema não vai ser resolvido se a gente não fizer uma grande intervenção nas ruas. Eu não sou um perito não, mas li o laudo técnico e lá mostra que aquela tubulação não comporta mais a quantidade de águas que sai dali”, destacou Edson.

Para Augusto, esse é um problema crônico que requer investimentos municipais, principalmente nos bairros mais populares.

“É necessário que este problema crônico do Jardim das Margaridas seja enfrentado com decisão, com investimentos, com planejamento, mas também enfrentando a ganância, porque erguer prédios sem o planejamento prévio do escoamento da água, sem o estudo do impacto de vizinhança, sem o olhar atento à preservação, não só da legislação ambiental, mas as recomendações urbanísticas de preservação de áreas importantes da cidade, leva a esse caos que a comunidade do Jardim das Margaridas sofre”, defende ele.

O vereador também ressaltou que a recente desafetação de 44 áreas verdes na capital baiana, incluindo 17 áreas verdes, aumenta a preocupação com a degradação ambiental e o risco de mais transtornos para a população.

Vale destacar que a Ouvidoria da Câmara atuou em conjunto com a Codesal e outros órgãos para enfrentar as consequências das fortes chuvas que caíram em Salvador no mês de abril, sobretudo em áreas de risco de deslizamentos de terra.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados