Em Sessão Ordinária realizada no último dia 27, terça, a Câmara Municipal de Salvador (CMS) aprovou a criação de dois Projetos de Indicação (PIN) n° 225 e n° 226 que visam a criação do Parque Ecológico do Estado da Bahia na região do Rio Ipitanga, em Salvador. De autoria do Augusto Vasconcelos (PCdoB), os projetos visam a preservação do Rio e prevê estudo de viabilidade técnica pelo município e estado.
Ambos os documentos ressaltam a importância do local, visto que o Rio Ipitanga é responsável por 40% do abastecimento de água de Salvador. Nascido no município de Simões Filho, que faz parte da Região Metropolitana, o rio integra um dos mais importantes mananciais hidrográficos do Estado.
Como Ouvidor-Geral da Casa Legislativa, Augusto também considerou para a criação dos PINs a mobilização histórica da Organização Ambiental e Cultural de Cajazeiras – CAJAVERDE, juntamente com outras organizações sociais e o poder público para implantação do Plano Vetor Ipitanga.
Destacando os incisos VI e VII do Art. 23 da Constituição Federal, o texto dos projetos ainda define que: “a região do rio guarda importantes remanescentes de mata atlântica e mananciais hídricos, inclusive muita nascente, além de possuir grande valor cultural histórico de ocupação quilombola e pela concentração de núcleos de atividades afro-religiosas. Considerando que nos últimos anos esse patrimônio ecológico passou a sofrer ameaças constantes: Assoreamento pelas pedreiras, ocupação desordenada, loteamento das margens do rio, carvoarias, queimadas, desmatamento da Mata Atlântica causando desequilíbrio ambiental e destruindo a fauna e flora local”