A Assembleia Legislativa da Bahia, através da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Turismo, vai realizar no dia 31 de maio (quarta-feira), às 09h, uma audiência pública para debater o projeto do Canal do Sertão Baiano, eixo sul da transposição do rio São Francisco
De iniciativa do deputado estadual Bobô (PCdoB), membro titular do Colegiado, a reunião contará com a presença do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, secretários e secretárias de Pastas estratégicas do Governo do Estado, parlamentares federais e estaduais, bem como prefeitos e vereadores de municípios que, de acordo com informações preliminares, serão contemplados com o projeto.
De acordo com Bobô, é preciso “intensificar e acelerar as políticas de segurança hídrica para combater a seca com mais efetividade no semiárido baiano. O canal vai contribuir no abastecimento de água para o consumo humano, dessedentação animal e para o desenvolvimento de atividades agrícolas e industriais. Como resultado, vai promover mais desenvolvimento econômico e uma vida mais digna aos baianos e baianas que enfrentam com bravura e determinação os efeitos da seca”.
Bobô fez questão de destacar o esforço do Governo Estadual para levar água a milhões de pessoas no interior, com a realização de grandes obras e implantação de tecnologias de captação e armazenamento, mas entende, em concordância com o governador Jerônimo Rodrigues, que o Canal do Sertão será um divisor de água nessa batalha.
“A obra, idealizada pelo presidente Lula, está entre as prioridades do Governador e a nossa ideia, com a realização da audiência, é promover uma discussão ampla e apartidária sobre o andamento e obstáculos do projeto, bem como reforçar o pedido de urgência na execução”, defendeu.