A vereadora Aladilce Souza (PCdoB), líder da Bancada de Oposição na Câmara Municipal de Salvador, participou, na manhã desta terça-feira (15), do ato simbólico de “Abraço ao Morro Ipiranga”, em celebração à vitória popular que resultou na suspensão do leilão da área verde da encosta do bairro, localizado entre a Barra e Ondina. A Justiça Federal e o Ministério Público acolheram as denúncias contra a tentativa da Prefeitura de vender o terreno à iniciativa privada, atendendo a mobilização de movimentos sociais e entidades urbanísticas.
Durante sua fala, Aladilce ironizou a política de verticalização da cidade defendida pelo prefeito Bruno Reis. “Ele diz que a cidade está bombando de prédios, mas o que precisa bombar é de emprego. Ele é do mercado imobiliário e, por isso, só pensa em construir espigões”, criticou.
A parlamentar também lembrou a recente denúncia veiculada pela imprensa nacional sobre a sociedade entre o prefeito e um empresário investigado na Operação Overclean. Para ela, o caso reforça a falta de compromisso da gestão municipal com o interesse público e com a preservação ambiental.
Aladilce parabenizou o movimento SOS Áreas Verdes, que reúne diversas organizações e associações comunitárias, pela articulação e pressão popular que culminaram na vitória jurídica. “Essa vitória foi importantíssima, fruto da mobilização da sociedade civil, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), e da garra demonstrada pelo SOS Áreas Verdes, que já nasce potente. Mas a luta ainda não está ganha, ela está apenas começando”, afirmou.
A vereadora ressaltou ainda que a mobilização precisa se estender por toda Salvador, envolvendo a população na revisão democrática e participativa do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). “É esse PDDU que permite o avanço do paredão na orla que estamos vendo, e que o ‘prefeito leiloeiro’ comemora como se fosse progresso”, criticou.
O ato contou com a presença de parlamentares e lideranças políticas, como os deputados federais Alice Portugal (PCdoB) e João Bacelar (Podemos); os vereadores Hamilton Assis e Eliete Paraguassú (PSOL), Marta Rodrigues (PT); e a ex-vereadora Laina Crisóstomo, representando a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB).
O movimento SOS Áreas Verdes agrega iniciativas como o Fórum A Cidade Também é Nossa, a Federação de Bairros de Salvador, associações de moradores do Morro Ipiranga, Morro do Gato e Roça da Sabina, Amabarra, Instituto dos Arquitetos do Brasil, SOS Buracão, Coletivo Stella Maris, Praça Carlos Bastos, Caja Verde, Fórum Permanente de Itapuã e Movimento Jaguaribe Vivo, entre outros.