Notícia

Ângela Guimarães recebe título de guardiã da Pedra de Xangô

29 junho, 2023

A secretária de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Ângela Guimarães, recebeu o título oficial de Guardiã da Pedra de Xangô, entregue em cerimônia realizada na noite da última quarta-feira (29), pelo grupo As Matriarcas, composto pelas sacerdotisas do Axé e pelo Babalorixá Josias de Xangô.

Segundo Ângela, é uma “honra, emoção e grande responsabilidade” ser agraciada com o título. “Saúdo e celebro a nossa ancestralidade e rogo a Xangô que permita que os sentimentos de justiça e liberdade guiem nossas ações e nos façam cumprir a nossa responsabilidade com honra e seriedade seguindo os propósitos do grande Rei de Oyo”, afirmou a secretária da Sepromi, lembrando ainda que, nesta quinta, 29 de junho, é celebrado o dia da Fogueira de Xangô.

A Pedra de Xangô é um símbolo sagrado e elemento cultural afro-brasileiro, tombada em maio de 2017 como patrimônio cultural de Salvador, inserido em uma Área de Proteção Ambiental (APA) no Vale da Avenida Assis Valente, em Cajazeiras X. E seu grupo guardão, denominado As Matriarcas da Pedra de Xangô, é formado por 20 ialorixás, cujos terreiros são sediados em também em Cajazeiras, que se reuniu para proteger o monumento pela primeira vez em 2005, quando surgiu a ameaça de que a pedra seria implodida para dar lugar à via pública. Em 2022, a capital baiana ganhou o Parque Pedra de Xangô, o primeiro do Brasil com nome de orixá, um espaço de lazer, integração à natureza e que reverencia duas fortes características do local: a história e a religiosidade.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados