A Titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Ângela Guimarães detalhou a reunião realizada com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), realizada no último sábado (13). Durante o encontro, o petista ouviu as demandas das comunidades para preparação de políticas públicas voltadas para as principais necessidades dos territórios em 2024.
“Esse foi um momento histórico, onde mais de 30 lideranças dos vários territórios de identidade da Bahia puderam ter esse diálogo e esse encontro com o governador, onde apresentaram sua agenda de reivindicações e ouviram também o que está dentro do planejamento do plano plurianual do Estado da Bahia para os próximos quatro anos que atingem essas comunidades”, explicou. A declaração foi dada à imprensa durante a 43ª edição da Noite da Beleza Negra.
Ângela Guimarães ainda detalhou sobre algumas das iniciativas promovidas pela gestão estadual que visam o benefício dessas comunidades quilombolas
“Tivemos a oportunidade de falar dos investimentos de mais de R$ 130 milhões em projetos de inclusão sócio-produtiva de 2015 até hoje. Falar dos investimentos nos módulos sanitários rurais, nos sistemas simplificados de abastecimento, nos poços artesianos, nas estradas de acesso a essas comunidades, na batalha pela principal reivindicação desse segmento, que é a regularização fundiária”, completou.
De acordo com a titular da pasta, a partir da conversa deste sábado, o governador Jerônimo Rodrigues deu a orientação para um plano para as ações de curto, de médio e de longo prazo.
“Assim, vai ser feito o desdobramento ao longo das próximas semanas, deste mês de janeiro, para que a gente apresente resultados concretos para o primeiro e segundo semestre de 2024, para 2025 e para 2026. Então, foi uma reunião muito produtiva”, finalizou Ângela Guimarães.