Notícia

Ângela Guimarães celebra chegada de Davis à Bahia: ‘potência negra’

11 julho, 2023

A ativista negra norte-americana Angela Davis, 79 anos, está de volta à Bahia. A escritora e professora emérita da Universidade da Califórnia desembarcou em Salvador para lançar seu mais recente livro, ‘Abolicionismo. Feminismo. Já’ (Companhia das Letras), e participar da 17ª edição do Congresso Internacional da Abralic (Associação Brasileira de Literatura Comparada), que acontece na Ufba, em Salvador, entre 10 e 14 de julho.

A vinda da ativista foi celebrada pela secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia, Ângela Guimarães, durante abertura do evento, na tarde de ontem (10), que considerou o momento como um “grande encontro de potências negras”. Para a gestora, é “inenarrável a emoção de reencontrar com a grandiosa  Angela Davis, referência intelectual, política e afetiva em quem meus pais se inspiraram para me batizar. Uma noite memorável, cheia de aprendizados e reencontros”, afirmou. A emoção de Guimarães também foi reforçada pela deputada estadual Olívia Santana, que, igualmente presente no congresso, afirmou que Davis se trata de “uma potência histórica”.

A abertura do congresso também contou com a participação da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. “Me emociona muito, especialmente como professora, participar de um congresso internacional de Literatura, do lado de super presenças como a de Angela Davis”, afirmou. Sobre a obra de Davis, a ministra registrou: “Unindo feminismo e abolicionismo, as autoras estabelecem uma nova categoria política contra o Estado penal e policial. (…) Este livro é um suspiro para que avancemos cada vez mais no sentido da liberdade de todas as prisões físicas, sociais e estruturais a nós impostas”.

Davis está acompanhada de uma das quatro coautoras do livro, Gina Dent, colega dela na universidade e pesquisadora de literatura. As duas escreveram o livro com Erica R. Meiners e Beth E. Richie, professoras universitárias do estado de Illinois. Davis e Dent lançam o livro nesta terça (11), às 10h30, no auditório da Faculdade de Direito da Ufba, junto à professora da Ufba Denise Carrascosa, que assina o prefácio de Abolicionismo. Feminismo. Já. O encontro tem mediação de Feibriss Cassilhas e será transmitido pela TV Ufba.

 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados