Natural de Tapiramutá (BA), o ex-presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, José Álvaro Fonseca Gomes, 66 anos, recebe nesta quinta-feira (19/09) o título de Cidadão Soteropolitano, em solenidade que acontece a partir das 18h, na Câmara Municipal do Salvador.
Álvaro Gomes, que reside em Salvador há quase 50 anos, tem uma trajetória ligada à luta dos trabalhadores. Presidiu o Sindicato de 1987 a 1996 e entre 1999 a 2002, além de ter presidido a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe de 1996 a 1999. Foi um dos fundadores do tradicional Bloco Pré-Datado e idealizador de O Bancário, único jornal diário dos movimentos sociais no Brasil.
Foi vice-presidente da CUT-BA, membro do Comando Nacional dos Bancários, diretor da Confederação Nacional da categoria e preside o IAPAZ (Instituto de Estudos e Ação pela Paz com Justiça Social).
Graduado em Farmácia (UFBA) e Psicologia (UNIFTC), é também mestrando (Bahiana) e doutorando (UCES-Universidade de Ciências Empresariais e Socias) da Argentina em Psicologia. Exerceu o cargo de secretário estadual do Trabalho, assessor especial do Gabinete do governador Rui Costa e assessor de Relações Institucionais da Defensoria Pública do Estado. Atualmente é coordenador da Agenda Bahia do Trabalho Decente.
Após a entrega do título, artistas como Tonho Matéria e Gilton Della Cella, que têm vinculações artísticas e sociais com o Sindicato dos Bancários, fazem apresentações para animar os presentes.