A deputada federal Alice Portugal, do PCdoB-BA, passou a semana em missão internacional solidária a Cuba. A parlamentar baiana, presidente do Grupo de Amizade Brasil-Cuba, viajou acompanhada dos colegas Márcio Jerry (PCdoB-MA), Lídice da Mata (PSB-BA), Gervásio Maia (PSB-PB) e Fernando Mineiro (PT-RN). A comitiva foi recebida em Havana pelo deputado cubano Rolando González Patrício, presidente da Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Nacional do Poder Popular, e participou do Encontro Internacional de Solidariedade a Cuba, em protesto contra o embargo imposto pelo governo norte-americano.
“A crise provocada pelo embargo dos EUA tem impactado diretamente no bolso da população, impedindo até que a comida chegue na mesa dos cubanos. O bloqueio é assassino, está asfixiando milhares de irmãos e irmãs de Cuba. É preciso dizer ao mundo o que de fato vem acontecendo no território cubano. Trazer a verdade e desfazer as mentiras que têm sido contadas pelo governo norte-americano”, afirmou a deputada federal Alice Portugal, desmentindo que Cuba vive uma ditadura.
“Eu puder ver com os meus próprios olhos, conversei com parlamentares e também ouvi das próprias pessoas nas ruas, que toda a dificuldade que Cuba enfrenta é fruto desse bloqueio perverso, imposto por aqueles que querem ocupar o território cubano, tomar as rédeas dos negócios, da vida do povo, e constituir a aniquilação da população. Não se trata apenas de uma perseguição ao país, mas aos cubanos como um todo”, contou a parlamentar baiana.
Além do embargo dos EUA contra Cuba, o encontro que contou com representantes de 58 países também tratou de questões relativas aos respectivos parlamentos, sistemas legislativos e sobre os grandes desafios em um contexto de crise internacional. Durante a reunião, ainda foi possível fortalecer os laços culturais, tecnológicos e científicos entre os dois países, visando o benefício mútuo de seus cidadãos.
Na missão internacional, confiada aos parlamentares pela Câmara Federal, a comitiva brasileira participou ainda das ções do 1º de Maio, atendendo ao convite das centrais sindicais dos trabalhadores cubanos. Sindicalistas baianos, representantes de associações como o Sindsaúde, Sintest e Sinpojud, também estiveram presentes no ato, marcado pela união e solidariedade entre os povos.
A deputada Alice Portugal destacou a importância dos dias intensos de manutenção da diplomacia em defesa de Cuba, essencial para as relações latino-americanas. “Enquanto no Brasil vivemos um momento de reconstrução, em Cuba o povo resiste a tentativa de desconstrução imposta pelo governo norte-americano”, afirmou a parlamentar.