Notícia

Aladilce sugere Título de Cidadã de Salvador a Zezé Motta

19 fevereiro, 2025

Madrinha do Olodum e com décadas de entrosamento com a cultura baiana, a cantora e atriz Zezé Motta deverá ser homenageada com o Título de Cidadã de Salvador por iniciativa da vereadora Aladilce Souza (PCdoB), em atenção a pedido do produtor cultural Geraldo Badá. Ela apresentou projeto de resolução na Câmara Municipal propondo a honraria, onde frisa que ao longo de 55 anos de carreira a artista, “uma das figuras mais importantes da cultura brasileira, transitou com maestria entre a atuação, a música e o ativismo social”.

Segundo Aladilce, a relação da artista com Salvador é profunda e significativa. “Com uma vivência próxima à cidade, Zezé esteve presente em diversos momentos emblemáticos da cultura baiana, tendo participado do desfile das Filhas de Gandhy e estabelecido laços com importantes movimentos culturais, como o Olodum, do qual é madrinha. Além disso, sua carreira musical teve um marco importante na capital baiana, onde fez sua estreia como cantora no Teatro Vila Velha, lançando o álbum “Muito Prazer, Eu Sou Zezé”, justificou.

Performances

A trajetória de Zezé Motta, como lembra a autora da homenagem, é marcada por performances memoráveis no cinema, na televisão e no teatro, sendo amplamente reconhecida por sua contribuição para a arte e a representatividade negra no Brasil. “Reconhecida nacional e internacionalmente, Zezé Motta não apenas brilhou nas telas e nos palcos, mas também desempenhou um papel fundamental na defesa dos direitos da população negra e das mulheres, tornando-se uma referência no combate ao racismo e
na luta pela equidade social”, ressalta a líder da Bancada da Oposição.

E acrescenta: “Sua trajetória inspira gerações e reafirma o poder da arte como ferramenta de transformação”. Conceder o Título de Cidadã de Salvador à artista, segundo Aladilce, é um gesto de reconhecimento à sua “brilhante trajetória” e ao vínculo estreito que construiu com a cidade. “Seu legado cultural e social é um patrimônio que merece ser celebrado e honrado por esta Casa Legislativa”, argumenta.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados