O Agosto Dourado é uma campanha que incentiva o aleitamento materno. Em 2023 foi sancionada lei que instituiu o selo Empresa Amiga da Amamentação. Por essa iniciativa, a empresa que obedece a alguns critérios recebe um selo que pode ser utilizado em campanhas publicitárias.
A relatora da proposta na Câmara, deputada federal Alice Portugal, enfatiza que a amamentação é um momento de integração entre a criança e a mãe e que o leite materno é o alimento mais completo para o bebê. Além disso, ela aponta algumas providências que a empresa deve tomar para receber o selo, como a criação de um local adequado para que as funcionárias possam amamentar seus filhos e o estímulo à doação aos bancos de leite, além do combate à automedicação das mães.
“O selo tem o sentido de ser usado em embalagens, em anúncios, em peças de publicidade de toda ordem e será concedido pelo poder executivo às empresas que cumprirem esses requisitos contidos no texto da lei. E os requisitos são aqueles básicos, manter o local de trabalho adequado, realizar campanhas de conscientização, da importância do aleitamento materno para as suas trabalhadoras e trabalhadores, estimular a doação aos bancos de leite humano e sobre os malefícios do consumo de álcool e drogas, para o desenvolvimento fetal”, afirmou a parlamentar
Alice Portugal lamenta que ainda haja, por parte de algumas corporações, pressão para que a mãe tire o leite com bombas ou tome remédios para que o leite seque mais rápido. Também salienta que há críticas à mulher que amamenta em espaços públicos. A parlamentar afirma que o tempo mínimo de amamentação deve ser de seis meses e o máximo depende de cada mãe e de cada filho.