Notícia

A pedido de Alice, Congresso celebra 200 anos de Independência da Bahia

5 julho, 2023

Em sessão solene realizada na manhã desta quarta-feira (5), o Congresso Nacional celebrou a passagem dos 200 anos do 2 de Julho, data em que se comemora a Independência da Bahia. O encontro foi um proposto pela deputada federal Alice Portugal para destacar os “verdadeiros heróis do povo”, afirmou.

“O Dois de Julho tem, portanto, significado precioso para o povo baiano. É a data da libertação da Bahia. É a data em que os baianos reverenciam seus heróis, homens e mulheres que deram exemplo de patriotismo e bravura na defesa da Pátria”, afirmou a parlamentar em seu requerimento (REQ 841/2023).

Autora do projeto que resultou na Lei Nº 12.819, que ressalta o significado histórico e pelo relevante papel que a independência da Bahia teve para a consolidação da libertação do Brasil da coroa portuguesa, a deputada Alice Portugal falou da satisfação em colaborar para o reconhecimento da data.

“Para mim, é motivo de grande emoção estar nesta tribuna para saudar os 200 anos do 2 de Julho. Se eu nada tivesse feito nesses meus 6 mandatos como Deputada Federal, estaria feliz e realizada por ter sido autora da Lei nº 12.819, de 5 de junho de 2013, que levou a data de 2 de julho a integrar as datas históricas do calendário das efemérides nacionais. O dia 2 de julho é, portanto, uma data histórica nacional, mas precisa, Governador, entrar para os livros de história”, disse a parlamentar.

A sessão ocorreu no Plenário da Câmara, e foi promovida por iniciativa, além da deputada Alice, dos senadores Jaques Wagner (PT-BA) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), do deputado Bacelar (PV-BA) e da deputada Lídice da Mata (PSB-BA) e Rogéria Santos (Republicanos-BA). Também estiveram presentes a ministra de Estado da Cultura, Margareth Menezes e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados