O PCdoB-BA foi às ruas, nesta quinta-feira (7), dia em que se comemora a Independência do Brasil, para celebrar a volta da democracia brasileira. Dirigentes e parlamentares do partido aproveitaram a ocasião para reafirmar a soberania, união e reconstrução do país. Na praça do Campo Grande, em Salvador, pela manhã, a militância do PCdoB-BA também participou do 29º cortejo do Grito dos Excluídos, que este ano teve o tema “A vida em primeiro lugar”.
Para o presidente do PCdoB-BA, este ano a comemoração da Independência do Brasil teve um papel fundamental: a volta dos verdadeiros patriotas às ruas. “A bandeira verde e amarela não é dos fascistas. Essas cores pertencem ao nosso povo e não àqueles que vendem e entregam o país. Por isso, o 7 de setembro é dia de comemorar. O Brasil voltou e o governo Lula voltou a valorizar o Brasil. Aquele pesadelo acabou e nós não vamos deixar que ele volte”, afirmou.
A deputada estadual Olívia Santana também comemorou a data. “Neste 7 de setembro, nós temos que afirmar ainda mais a democracia. Depois de quatro anos de tirania, conquistamos um governo democrático e popular. E a luta segue por independência real do Brasil, soberania da nossa nação, independência esse legado, escravocrata, racista, todas essas amarras culturais que impedem que a nação brasileira se levante de uma maneira bonita, diversa, afirmando o seu povo e direitos”, disse.
Na rua, junto ao cortejo do Grito dos Excluídos, a deputada federal Alice Portugal lembrou a participação da Bahia na Independência do Brasil e comemorou “o grito por um Brasil livre, soberano e democrático”, disse, acrescentando que a independência vem sendo conquistada no curso dos tempos. “Estamos vivendo um novo tempo e vamos seguir nessa luta pela reconstrução do nosso país”, contou.
Para o deputado Daniel Almeida, o Brasil está voltando a sorrir com democracia, respeito e união. “Estamos resgatando o orgulho do verde e amarelo, o orgulho por nossa diversidade. Celebramos este 7 de Setembro com a certeza de que e vivemos um novo tempo. Um tempo de união, compreensão e reconstrução”, comemorou, assim como o deputado estadual Zó do Sertão, que destacou que, neste momento, o 7 de setembro carrega um sentimento especial: “de um novo tempo de trabalho e reconstrução. O Brasil volta a caminhar em direção ao desenvolvimento econômico, a geração de empregos, ao bem-estar social, do respeito a democracia e a soberania do nosso povo”. Já para o deputado Fabrício Falcão, “hoje é dia celebramos a nossa história, nossa cultura e nossa nação”.
Augusto Vasconcelos, vereador de Salvador, lembrou a resistência do povo brasileiro contra o colonialismo e a opressão. “Neste ano em que comemoramos o bicentenário da independência do Brasil na Bahia reafirmamos a defesa da soberania nacional e da democracia”. Assim como o também vereador Helio Ferreira, que destacou que o dia é de reforçar a defesa pela liberdade e pela democracia. ”Viva a Independência do Brasil”, comemorou.