O último final de semana foi palco para a 4ª Conferência Municipal de Cultura em Poções, município baiano. Com o tema central “Democracia e direito à cultura”, o evento teve como objetivo estimular a população a refletir e debater sobre temáticas relacionadas ao cenário cultural do município. O evento foi realizado no Clube Recreativo. Além de palestras e discussões, a Conferência contou com apresentações artísticas, exposições, shows, lançamento de editais de cultura e o anúncio do investimento de 2% do orçamento municipal para a área.
O coordenador de Cultura de Poções e militante do PCdoB, Gildásio Júnior, destacou o sucesso do encontro. “Tivemos uma grande representatividade da sociedade civil e dos segmentos culturais. Também conseguimos eleger uma grande quantidade de delegados e levantar várias propostas que vão compor nosso plano municipal de cultura. Então foi um final de semana de grande importância, em que conseguimos realizar uma conferência nos moldes que a cultura merece”, afirmou.
Durante o evento, foram eleitos 15 delegados, entre membros da sociedade civil e do poder público, para representar o município na Conferência Territorial de Cultura, a ser realizada em novembro, em Vitória da Conquista, e um delegado para a Conferência Estadual de Cultura, prevista para ocorrer até dezembro do corrente ano, em Feira de Santana.
Além disso, uma grande novidade anunciada durante a programação do segundo dia da Conferência foi o anúncio do lançamento dos Editais Municipais da Lei Paulo Gustavo. “Também foi apresentado o plano de ações, falamos um pouco sobre o edital e fizemos uma formação em elaboração de projetos, com a entrega de cartilhas que a gente produziu aqui pela prefeitura, para os agentes culturais”, explica Gildásio, acrescentando que o município recebeu o R$ 435 mil em benefício federal, que serão distribuídos entre 48 projetos da cidade.
Também na Conferência, a prefeita de Poções, Dona Nilda, assinou um termo de compromisso, no qual se compromete destinar 2% do orçamento global do município para a o Fundo de Cultura, de forma progressiva, até 2026. “A Conferência é um marco na história da cultura de Poções. Momento oportuno para apresentarmos nossos feitos na pasta e ouvir a nossa comunidade, os nossos artistas, para fortalecer o setor cultural”, disse a gestora. “Vale lembrar que essa é uma conquista histórica representativa não só para os municípios do interior, mas para todo o Brasil. É uma luta de muitos anos que a cultura tem para inserir os 2% nos orçamentos e Poções está sendo um dos primeiros a conseguir essa marca, pelo menos se tratando de municípios do nosso porte”, completou Gildásio.
Além dos citados, a cerimônia também contou com a participação do vice-prefeito João Bonfim; do deputado estadual Zé Raimundo; da superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura da SecultBa, Amanda Cunha; da presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal, a vereadora Larissa Laranjeira; do presidente do Conselho Municipal de Cultura, Adalto Rocha; do secretário de administração Dr Otto; da advogada, gestora cultura e pesquisadora na área de políticas públicas de fomento à cultura, Hendye Gracielle, e os coordenadores de Cultura, Gildásio Júnior e Emanuele Carmezina.