Notícia

2 de Julho: PCdoB-BA celebra bicentenário da Independência na Bahia

3 julho, 2023

Este ano o 2 de julho tem um significado especial: a comemoração dos 200 anos de libertação do nosso país do jugo português. Com militantes, faixas e bandeiras, o bloco do PCdoB-BA saiu da Lapinha, no início da manhã de domingo (2), e desfilou pelas ruas do Centro Histórico de Salvador, celebrando, também, um ano de virada democrática no Brasil, ao lado do presidente Lula que, pelo segundo ano consecutivo, percorre as ruas da independência, em Salvador.

Autora do projeto que resultou na Lei Nº 12.819, que ressalta o significado histórico e pelo relevante papel que a independência da Bahia significou para a consolidação da libertação do Brasil da coroa portuguesa, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) defendeu a retomada da democracia no Brasil durante o cortejo.

“Hoje é dia de festa na Bahia. Dia de rememorar a luta do nosso povo por liberdade. Aqui foi onde aconteceu a verdadeira independência do Brasil. Sou muito honrada de ser a autora da lei que elevou o 2 de Julho como data histórica no calendário das efemérides nacionais. Precisamos dar o devido reconhecimento a essa data tão importante”, afirmou a parlamentar.

O presidente do PCdoB na Bahia, Davidson Magalhães, explicou que a festa da independência do Brasil na Bahia tem um simbolismo todo especial e mostra a força do povo e sua disposição de lutar por liberdade. “Como bem diz a letra do nosso hino ‘com tiranos não combinam brasileiros corações’. Celebrar o bicentenário é também celebrar a democracia em nosso país. A festa é ainda maior ao lado de Lula e Jerônimo. Viva a Bahia! Viva o Brasil!”, afirmou, lembrando que as imagens do caboclo e da cabocla ficam no Campo Grande até dia 5, quarta-feira, quando retornam à Lapinha.

Ponto alto das festividades foi a participação do presidente Lula pelo segundo ano consecutivo, como forma de fortalecer e celebrar esses dois séculos, em que o povo baiano cultiva a memória de suas heroínas: Maria Quitéria, Maria Felipa e Joana Angélica. De acordo com o presidente, “o Brasil recuperou a alegria, a democracia e essa é uma data para lembrarmos da luta do povo por sua liberdade e soberania, e que nos inspira na busca por mais direitos e dignidade”, afirmou o presidente durante o cortejo. “Aqui na Bahia, tudo é especial. e isso se deve à generosidade do povo baiano. portanto esse 2 de julho é a consagração da bahia como capital histórica do Brasil”, completou.

Para o deputado Daniel Almeida, o 2 de Julho é o dia em que o povo vai às ruas mostrar que entende de luta contra tiranos, e celebrou esse ano, mais uma vez, a participação do Presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues. “É celebração da libertação do Brasil e da luta popular. Estaremos sempre nas trincheiras pela paz, democracia, justiça social, pelos direitos conquistados e uma sociedade justa. Honremos os heróis e heroínas que conquistaram a nossa liberdade! Viva o Bicentenário do 2 de Julho, símbolo da resistência e da vitória!, disse o deputado.

Ao lado de Lula, a deputada estadual Olívia Santana afirmou que o 2 de Julho é uma festa de integração cultural e cívica das cidades. “Uma coisa linda de se ver!”, disse. “Todo o Brasil precisa saber que a Independência do país não se deu apenas com o grito do Ipiranga, mas, sobretudo, com a guerra travada na Bahia, em 1823, que expulsou os colonizadores portugueses definitivamente”, disse a deputada, acrescentando ”que Lula na Bahia arrastando a muvuca cívica feita pelo povo e para o povo”. Olívia ainda lembrou: “A independência agora é contra a fome, a pobreza, em defesa de um projeto de país sem nenhuma forma de opressão. Salve o bicentenário da independência!”.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados