Notícia

101 anos: PCdoB lança livro que pontua legado de gerações e singularidades do partido

31 março, 2023

A comemoração dos 101 anos do Partido Comunista do Brasil ganhou mais um capítulo na noite da quinta-feira (30), com o lançamento do livro “PCdoB: um século de lutas em defesa do Brasil, da democracia e do socialismo”. O evento contou com intervenções artísticas e a participação de lideranças políticas e representantes dos movimentos sociais reunidos no Cine Glauber Rocha, em Salvador.

Segundo o presidente do PCdoB na Bahia, Davidson Magalhães, o lançamento do livro traz uma retrospectiva em um momento muito importante do país. “Marca a participação do PCdoB em grandes momentos da história, como o que antecipou a revolução de 30. Passamos por duas ditaduras, entre tantos outros. Ou seja, não existe um momento neste país em que não estejamos presentes”, contou. “Nesses 101 anos, o livro fala exatamente sobre o nosso grande desafio, que é a defesa do Brasil e do socialismo”, conclui.

A obra, resultado de documento aprovado pelo Comitê Central do PCdoB e elaborado por uma comissão, foi organizado pelo secretário de Formação e Propaganda do partido, Adalberto Monteiro, que afirmou que o texto valoriza e pontua a importância e singularidade das gerações dirigentes e legados. “Podemos dizer baseados em fatos que os comunistas ajudaram a construir esse país, e o livro demonstra que essa é uma trajetória mobilizadora”, diz o secretário, demonstrando a relevância da legenda, sempre presente no epicentro das grandes lutas.

O ato que marcou os 101 anos do PCdoB ainda contou com presenças da secretária de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães; os deputados federais Alice Portugal e Daniel Almeida; e a presidenta do PCdoB em Salvador, Aladilce Souza; Natan Ferreira, presidente da União da Juventude Socialista-UJS; Rosa Souza, presidenta da CTB-Bahia e outros. A obra poderá ser adquirida pelo site da Editora Anita Garibaldi.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados