O líder sindical paulista João Batista da Rocha Lemos recebe o título de Cidadão Soteropolitano, na próxima terça-feira (29/07), em solenidade realizada na Câmara Municipal de Salvador, a partir das 18h. A homenagem ao combativo comunista, iniciativa do vereador Everaldo Augusto (PCdoB), é em reconhecimento à militância e ao papel transformador e combativo que Batista desempenhou junto a trabalhadores e sindicatos classistas do Brasil e da Bahia.
Nascido em 1953, em Jundiaí SP, Batista iniciou a militância política aos 15 anos, no movimento estudantil secundarista. Participou da Frente Estudantil Secundarista (FES) e foi detido pela polícia repressora do AI-5, por mobilizar estudantes para passeatas.
Em 1972, iniciou no Partido Comunista do Brasil, atuando em apoio à guerrilha do Araguaia. Como dirigente estadual da Juventude Operária Católica (JOC), por volta de 1973, sofreu nova perseguição política. Após um trabalho de base junto a operários de São Bernardo do Campo, participou do comando da greve de 1980 nas fábricas do ABC Paulista, que durou 41 dias e resultou na prisão do então líder sindical Lula, que posteriormente seria o presidente do Brasil por dois mandatos.